Home / Sem categoria / Qual é a diferença entre lâmpadas incandescentes e de LED e como escolher a melhor para o seu espaço?

Qual é a diferença entre lâmpadas incandescentes e de LED e como escolher a melhor para o seu espaço?

As lâmpadas são itens básicos e essenciais de qualquer ambiente e por isso conhecer as vantagens e desvantagens de cada modelo é fundamental para saber qual tipo escolher, considerando aspectos funcionais, econômicos e também estéticos.

Hoje, no mercado, encontramos uma grande variedade de tipos de lâmpadas, o que pode nos deixar com dúvidas no momento da compra, sem saber qual é o modelo que mais irá atender a nossa necessidade.

Seja para quem estiver realizando uma construção, decorando algum ambiente ou apenas comprando uma lâmpada nova para substituir outra que queimou, é importante conhecer os modelos existentes para não ficar confuso na hora da compra.

Durante muito tempo, as lâmpadas incandescentes foram as mais utilizadas, contudo, em função de sua baixa eficiência energética, elas foram aos poucos sendo retiradas das prateleiras e substituídas por outros modelos que apresentavam melhor custo benefício, como as lâmpadas de LED.

Veja, a seguir, as diferenças entre as lâmpadas incandescentes e as de LED, bem como as vantagens e desvantagens de cada uma delas. 

Lâmpadas incandescentes

As lâmpadas incandescentes, como já foi dito, eram muito usadas há alguns anos atrás e hoje não são mais fabricadas. Elas eram lâmpadas mais baratas e apresentavam uma tonalidade mais amarelada. 

Elas podiam ser instaladas em residências, estabelecimentos comerciais e também na parte da iluminação interna de geladeiras e fogões.

A principal desvantagem das lâmpadas incandescentes é que elas apresentavam uma eficiência luminosa muito baixa, pois precisavam produzir muito calor para gerar luz. A sua vida útil também era baixa, aproximadamente 1.000 horas. 

As lâmpadas de 150 watts deixaram de ser fabricadas a partir de 2012. As de 100 watts, em 2013, e as de 60 watts, em 2014. Em 2016, um decreto do Governo Federal proibiu a fabricação de lâmpadas incandescentes no Brasil.

Para aqueles consumidores que gostavam mais das lâmpadas incandescentes por causa da luz amarelada que elas apresentavam, uma alternativa é substituí-las pelas lâmpadas de LED amarelas, que apresentam a iluminação da mesma cor da incandescente.

Lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED desde que passaram a ser fabricadas e comercializadas no mercado têm feito muito sucesso entre os consumidores, devido a sua versatilidade de aplicações e ao seu ótimo custo-benefício. A tecnologia das lâmpadas de LED consiste em converter energia elétrica diretamente em luz.

Esse modelo de lâmpada é o mais moderno e econômico do mercado. Com as lâmpadas de LED, é possível obter uma redução de até 90% no consumo de energia, sendo essa a sua principal vantagem.

Outra vantagem desse modelo de lâmpada é a sua alta durabilidade, com uma vida útil superior a 15.000 horas, muito maior do que a das lâmpadas incandescentes. Uma lâmpada de LED de apenas 10W é equivalente a uma lâmpada incandescente de 60W.

O preço dessas lâmpadas muitas vezes pode ser alto, sendo essa uma possível desvantagem desse modelo. Contudo, se você avaliar a sua durabilidade e eficiência energética, perceberá que o preço maior é algo compensador e que fará muita diferença no valor da sua conta de luz, que será consideravelmente reduzido.

Outra importante vantagem das lâmpadas de LED é que elas são mais ecológicas, pois não utilizam mercúrio ou outro elemento na sua fabricação que prejudiquem o meio ambiente.

Como escolher o modelo ideal para o seu espaço?

Agora que você já obteve mais informações sobre os dois modelos de lâmpadas, incandescentes e de LED, sobre suas principais vantagens e desvantagens, veja algumas dicas do que mais você deverá saber para escolher o modelo ideal para o seu espaço.

Os principais aspectos das lâmpadas que você deverá avaliar na hora de escolher o modelo mais adequado são os seguintes:

Potência

Um dos aspectos mais importantes a considerar é a potência das lâmpadas, analisando a quantidade de watts de cada uma delas. É importante ficar claro que esse valor não está relacionado à quantidade ou intensidade da luz, mas sim a quanto a lâmpada gasta de energia.

Fluxo luminoso 

Outro aspecto importante é o fluxo luminoso. Além de analisar a quantidade de energia gasta, é preciso também prestar atenção na quantidade de lúmens (lm), que corresponde à quantidade de luz emitida pela lâmpada.

Para saber a quantidade ideal de lúmens, é importante analisar o tamanho do cômodo, pois quanto maior for essa unidade de medida, mais o ambiente onde a lâmpada for colocada será iluminado. Em um cômodo grande onde haverá apenas uma lâmpada, o ideal será escolher uma lâmpada com lúmens mais elevado.

É importante tomar cuidado também para não comprar uma lâmpada com uma quantidade de lúmens tão grande, pois nesse caso o cômodo poderá ficar iluminado até demais, o que poderia irritar os olhos. Se o teto do cômodo for baixo, por exemplo, a luz muito forte poderá ser incômoda.

Temperatura de cor

Outro aspecto a considerar no momento da escolha da lâmpada para o seu espaço é a temperatura de cor. Essa temperatura está relacionada à aparência da tonalidade da luz emitida pela lâmpada e sua unidade de medida é o Kelvin (K).

Defina se a temperatura de cor da luz do espaço em que a lâmpada será instalada será branca morna (luz amarela) ou branca fria (luz branca). Quanto mais alta for a temperatura de cor da lâmpada, mais clara será a tonalidade de cor da luz.

Normalmente, para obter um ambiente mais aconchegante, costuma-se optar pela luz branca morna, sendo uma opção boa para uma sala de descanso, por exemplo. E para um ambiente de mais atenção, como um local de trabalho, o mais indicado costuma ser a luz branca fria.

De forma geral, esses são os aspectos mais importantes que você deverá considerar na hora de escolher a lâmpada a ser instalada no seu espaço.

Analise bem a sua necessidade de acordo com o cômodo onde a lâmpada será colocada e depois escolha o modelo ideal, não deixando de considerar a eficiência energética apresentada pela lâmpada e também pensando no aspecto ambiental, dando preferência para aquelas que sejam mais ecológicas. E o modelo que você escolher para o seu espaço, você encontra na Rei! No nosso site você pode conferir diversos dos nossos modelos disponíveis, mas também pode tirar sua dúvida ou fazer seu pedido pelo nosso WhatsApp!

X
X
viewup