A limpeza evita aquecimentos excessivos e prolonga a vida útil do chuveiro elétrico
Na limpeza da casa, o banheiro é um dos espaços que mais demanda atenção e manutenção, mas quase nunca o chuveiro é lembrado durante a faxina, o que pode comprometer seu funcionamento e também o da fiação elétrica, podendo causar acidentes. Você costuma se lembrar de limpar o chuveiro?
O chuveiro elétrico é muito popular no Brasil e se tornou item indispensável em todas as casas, mas com o uso diário, é normal que os furinhos do espalhador acabem entupindo ou bloqueando parcialmente a passagem de água, gerando aqueles jatos laterais. Isso acontece porque com a água vem também sais minerais, resíduos e sujidades que se depositam no espalhador e diminuem a pressão da água.
Por que limpá-lo?
O entupimento da passagem de água diminui o fluxo dentro do chuveiro e gera aquecimentos excessivos, aumentando as chances da queima da resistência e consequentemente diminuindo a vida útil do produto, obrigando você a gastar com a recompra do chuveiro ou da resistência e expondo a riscos desnecessários.
Além, é claro, de aumentar o fluxo de água na hora do banho, a limpeza do chuveiro evita que fungos e bactérias se proliferem, uma vez que é um lugar propício para o desenvolvimento de microrganismos por ser úmido e normalmente quente. Com a limpeza em dia, você não se expõe a essas bactérias. Outra vantagem da limpeza é a manutenção estética do chuveiro. Aqueles que não são limpos podem começar a juntar mofo ou bolor e manchas amareladas.
O ideal é que se faça a limpeza externa do chuveiro todas as vezes em que for feita a faxina no banheiro e pelo menos uma vez por mês seja feita a manutenção do espalhador. Mesmo com a limpeza em dia, se notar a diminuição da pressão de água ou furinhos entupidos, limpe o chuveiro.
Como limpar o chuveiro elétrico
Certamente a melhor maneira de limpar o seu chuveiro vem descrita no manual, mas de uma forma geral, seguem alguns padrões que separamos abaixo.
Na parte externa que não possuem contato com os fios elétricos, dê preferência pelo uso de um pano macio com sabão neutro e se assegure de ter desligado a energia antes de começar a limpar. Jamais utilize produtos abrasivos para não danificar o chuveiro.
Para limpar a parte interna do espalhador você vai precisar retirar a peça, garantindo sempre que não está ligado à energia, e fazer o uso de uma escova com cerdas macias para retirar a sujeira. Hoje existem no mercado escovas específicas para passar pelos buraquinhos, agilizando a limpeza. Limpe o restante do espalhador também com pano macio e sabão neutro e se certifique de não sobrar nenhuma sujeira.
Você pode conciliar esta limpeza com algumas receitas fáceis de fazer ao limpar o chuveiro, como deixar o espalhador de molho em uma solução de água e vinagre ou água sanitária. Para isso, separe uma vasilha que seja grande o suficiente para caber o espalhador, complete com água até cobrir e adicione meio copo de vinagre ou água sanitária. Deixe agir por pelo menos uma hora e enxágue com água.
Existem disponíveis alguns modelos de chuveiros que possuem filtro para justamente evitar a passagem de sujeira para o espalhador. Neste caso, a limpeza do filtro deve ser feita pelo menos duas vezes ao ano e sempre que observada a diminuição da pressão da água. Você pode ter também um modelo que é selado e não permite a retirada do separador do restante do chuveiro, neste caso, encontre no manual a maneira correta de limpar.
Se feita a limpeza e ainda assim a pressão não for normalizada, consulte um profissional para avaliar possíveis outros bloqueios na passagem de água.
Outras dicas importantes
- Como dissemos antes, se você tem um chuveiro elétrico, nunca limpe sem antes desligar o disjuntor. Limpar com a energia desligada evita acidentes que podem ser graves.
- Cuidado para não derrubar água na fiação caso ela seja exposta. Se acontecer, seque imediatamente e aguarde antes de religar a energia.
- Para manter limpo o seu chuveiro, o primeiro passo é que não deixe de fazer limpezas constantes e sempre que perceber a diminuição no fluxo de água, independente da data que tenha feito a limpeza anterior.
- Sempre opte por manusear o chuveiro com o auxílio de uma escada ou banco, evitando se esticar e forçar desnecessariamente o cano para baixo.
- Deixe o banheiro ventilado após os banhos para evitar umidade e o aparecimento de mofos.
- Troque a resistência sempre que necessário, mesmo que ainda não tenha queimado. Um dos primeiros sinais da resistência ao começar a queimar é o chuveiro ficar mais frio, mesmo que em temperaturas mais altas.
- Antes de utilizar qualquer produto químico, se assegure que ele não vai danificar, manchar ou ressecar o chuveiro.
- O mesmo acontece com produtos abrasivos, como buchas ásperas ou até mesmo palha de aço, que podem riscar ou danificar o plástico ou metal do chuveiro. Escolha panos e escovas macias.
- Sempre esteja atento às instruções do fabricante. Apesar de ser um objeto do dia a dia, é importante ler o manual para fazer a instalação e a manutenção da forma correta.
Fale com quem entende
Na hora de comprar o seu chuveiro, busque sempre uma loja capacitada para te atender com variedade e atenção. É importante ter opções de características e marcas diferentes para que o produto atenda da melhor forma e conforme as características da sua casa. A Rei Materiais Elétricos e Hidráulicos possui mais de dez mil itens e