Home / Sem categoria / Transforme o visual da sua área externa usando iluminação

Transforme o visual da sua área externa usando iluminação

A iluminação pode ser usada de maneira criativa para transformar o visual da área externa da sua casa e deixar ela bem mais atraente e aconchegante. Assim como qualquer reforma ou mudança, é importante lembrar de que a iluminação externa deve ser planejada com cuidado para garantir que ela seja funcional, segura e que caiba no seu bolso. Além disso, é preciso levar em conta a exposição ao sol ou chuva e comprar produtos específicos para áreas externas.

Por onde começar?

Como qualquer outra reforma de melhoria na sua casa, escolher a iluminação para o espaço externo atende primeiramente o gosto pessoal e a forma como a sua área foi planejada. Por isso, entenda e tente visualizar como gostaria que ela ficasse e quais elementos gostaria de destacar. Alguns modelos são sempre assertivos e separamos para você.

Escolha as lâmpadas

Esteja atento em todo o projeto sobre o tipo de lâmpada que irá utilizar. Isso se deve a diversos fatores, como economia, temperatura de cor e durabilidade. As lâmpadas mais recomendadas hoje em dia são as de LED e podemos destacar muitas vantagens em relação aos outros modelos disponíveis no mercado. Além de mais eficientes energeticamente e com a durabilidade maior do que as lâmpadas tradicionais, o que significa que você precisará substituí-las menos frequentemente, as lâmpadas de LED não são prejudiciais às plantas por não produzirem radiação infravermelha nem ultravioleta e não geram calor caso a planta tenha contato com a lâmpada.

Temperatura de cor

Outra grande questão a se pensar na hora de transformar a sua área externa é sobre a sensação que o seu espaço irá passar e isso diz muito a respeito da temperatura das cores que você vai optar. De modo geral existem três caminhos: luzes brancas, também chamadas de frias, naturais ou quentes.

A luz branca fria é normalmente utilizada para iluminação de segurança e de trabalho. Bastante comum em empresas e espaços corporativos, mas também é uma ótima opção para tornar os espaços mais energizantes. Ela produz uma luz branca-azulada que é ótima para iluminar áreas escuras e para melhorar a visibilidade. 

Já a luz branca natural é similar à luz do dia e é comumente usada para iluminar áreas de tráfego e de convívio, como espaços próximos a piscinas e áreas de churrasco. Ela produz uma luz branca-amarelada que é ótima para criar uma sensação de acolhimento e conforto.

Com a luz quente é possível destacar detalhes arquitetônicos, árvores e plantas. Ela produz uma luz amarelada quente que é ótima para criar uma atmosfera aconchegante, acolhedora e de relaxamento.

Iluminação de destaque

Iluminar árvores, arbustos ou jardins pode ajudar a criar um ambiente receptivo, sofisticado e, inclusive, aumentar a segurança durante a noite. Desta forma, você pode destacar as características naturais da área, além de poder focar em elementos arquitetônicos ou esculturais, como estátua, fontes, escadas, etc.

Outra excelente forma de gerar destaque para um elemento é com a iluminação subaquática. Logo, se você tem uma piscina, um lago ou uma fonte na área externa, a iluminação pode adicionar um toque especial à noite, direcionando a atenção para estas áreas. Além de ser bonito, também ajuda a aumentar a segurança ao redor da água.

Iluminação de caminho

Iluminar caminhos e calçadas pode aumentar a segurança e ajudar as pessoas a se direcionares a noite. É possível usar luzes de solo, luzes de parede ou até mesmo luzes de teto, dependendo da estrutura da área externa. Se for uma passagem com vegetação lateral e espaço aberto, por exemplo, opte por luzes de solo marcando exatamente o espaço de passagem. Luminárias de chão com energia solar são ótimas opções. Caso o seu espaço seja um corredor com parede em pelo menos um dos lados, arandelas vão criar um espaço delicado e muito funcional. 

Durabilidade e economia

Iluminar a área externa de uma casa ou edifício pode ser caro, mas existem algumas maneiras de reduzir os custos sem sacrificar a aparência e a funcionalidade. Como falamos, a escolha por lâmpadas de LED é uma excelente saída para economizar com energia elétrica e reposição, já que consomem menos e duram mais.

Esteja também atento à aplicação de cada produto, já que estamos falando de área externa e a iluminação estará exposta ao tempo. Uma forma de garantir a durabilidade é analisando o Índice de Proteção (IP). No mercado existem muitas opções, mas com aplicações que podem ser bem diferentes. Na hora de comprar basta analisar da seguinte forma:

Todo código do Índice de Proteção tem dois dígitos. O primeiro indica a proteção contra a entrada de sólidos e o segundo a impermeabilidade de líquidos. Por exemplo, um produto IP65 é à prova de poeira e protegido contra jatos de água, já um IP67 além da prova à poeira pode ser até submerso em água rasa pelo período de 30 minutos. Consulte com o vendedor sobre todos os dados do produto e informe exatamente como irá aplicar.

Outras formas de economizar podem ser bastante interessantes, como a iluminação indireta, ou seja, utilizando spots de luz para cobrir uma área maior e aproveitando de sombras e pontos focais de luz. Desta maneira a quantidade de lâmpadas diminui e você cobre a área total desejada. Outras duas dicas são utilizar iluminação com desligamento automático, diminuindo o consumo em horários sem uso, e ainda as luzes solares que são alimentadas por baterias recarregáveis que armazenam energia do sol durante o dia e a usam à noite. É importante lembrar de que a iluminação externa deve ser planejada com cuidado para garantir que ela seja funcional, segura e atraente.

Fale com um profissional

Antes de começar a transformação da sua área externa, é importante falar com um profissional que pode te ajudar a compreender todas as características dos produtos e mostrar diferentes opções. A Rei Materiais Elétricos e Hidráulicos possui mais de dez mil itens em estoque e com certeza podemos te ajudar. Fale com a gente.

X
X
viewup