Você certamente já ouviu falar que dormimos melhor no escuro e que uma luz forte durante a noite interfere em como nosso corpo funciona. Também é possível que você tenha acompanhado nas redes sociais a recente discussão entre o uso da luz branca ou da luz amarela. Mas você sabe realmente como a luz interfere no nosso organismo? A gente explica!
O que é o ciclo circadiano
O Ciclo Circadiano é o ciclo de iluminação natural que dura 24 horas e que controla o nosso relógio biológico. É esse ciclo que permite ao nosso corpo identificar quando comer, quando dormir, quando acordar, entre outros aspectos. O amanhecer, por exemplo, libera no nosso corpo o cortisol, um hormônio responsável por nos deixar mais atentos e despertos. Já no anoitecer, com a luz mais baixa, liberamos a melatonina, hormônio responsável por nos fazer relaxar e, consequentemente, adormecer.
Mas, hoje em dia, nós vivemos em ambientes iluminados por luzes artificiais, o que nos permite ter uma iluminação clara como o dia, mesmo durante a madrugada. Mas isso não faz bem para a nossa saúde. A desordem no Ciclo Circadiano pode desencadear momentos de estresse, alterações hormonais e até distúrbios do sono. Como, então, equilibrar esse processo?
Como aplicar o Ciclo Circadiano na iluminação
A luz natural também pode ser medida, assim como a luz artificial. Dessa forma, conseguimos identificar o tipo de luz que deveríamos estar recebendo naquele determinado horário, como apresentado na imagem abaixo.
- Nos primeiros horários do dia, em que o sol está mais amarelado, emitindo uma luminosidade de 2700K, nosso corpo está no processo de despertar e começar a ter energia para viver o dia.
- Pouco depois, ao atingir uma iluminação de 4000K, o corpo está entrando em um estágio entre o relaxamento e a produtividade.
- Ao chegar no fim da manhã e início da tarde, o sol atinge seu pico, com uma luminosidade de 6500K, aumentando também nossos níveis de produtividade e atenção.
- O processo se repete novamente no fim do dia, com a iluminação diminuindo para 4000K e depois para 2700K, enquanto o nosso corpo começa a retornar ao estado de baixa produtividade e relaxamento, até a hora do sono.
Essa iluminação é reproduzida pelas lâmpadas artificiais de forma mais controlável. Ao escolher determinado tipo de luz para um espaço, é possível induzir mais relaxamento ou mais produtividade. Por isso é comum ver luzes amareladas, próximo aos 2700K em ambientes de relaxamento como Spas. Já em ambientes que exigem alto foco e produtividade, como cozinhas de restaurantes e hospitais, a iluminação tende a ser mais azulada, chegando aos 6500K. Nos ambientes corporativos, em geral, é comum vermos a iluminação mais neutra de 4000K, que equilibra melhor a produtividade e o relaxamento.
Mas como escolher os modelos de lâmpadas certos para passar cada uma dessas sensações?
- Lâmpada incandescente: entre 2600K a 3000K
- Lâmpada fluorescente: 3000K a 6500K
- Lâmpada de LED: disponíveis em todas as temperaturas de luz
Onde encontrar os melhores itens em iluminação
Aqui na Rei você encontra todo tipo de lâmpada! Temos uma grande variedade de opções, para você iluminar o seu espaço de acordo com a sua necessidade. Você pode conferir nossa seleção de lâmpadas clicando aqui. Trabalhamos com as melhores marcas do mercado, para oferecer mais qualidade para o seu espaço!
Quer ver todos os nossos produtos? Confira nosso site!
Acompanhe a gente nas redes sociais para não perder nenhuma novidade!