Home / Sem categoria / Tudo que você precisa saber para escolher um bom ventilador

Tudo que você precisa saber para escolher um bom ventilador

Você tem dúvidas na hora de escolher o modelo de ventilador ideal para a sua casa? A gente separou uma série de dicas e informações sobre os diferentes tipos de ventilador e as características que você deve considerar na hora de fazer a sua compra.

Tipos de ventilador

Para escolher o ventilador ideal, precisamos pensar em onde ele será posicionado. Assim conseguiremos entender qual o melhor modelo para aquele ambiente e, então, observar outros aspectos técnicos do equipamento que serão relevantes para a decisão de compra.

Ventilador de mesa

O ventilador de mesa é um modelo prático e, na maioria das vezes, leve e simples de transportar. Por ser mais compacto, ele é ideal para cômodos menores e normalmente tem um alcance de vento mais curto, focando em apenas uma pessoa.

Ventilador de coluna ou pedestal

O ventilador de coluna é semelhante ao de mesa. Como normalmente possuiu um pedestal, ele alcança pessoas em pé. Em alguns modelos esse pedestal é ajustável e pode ser posicionado em diferentes alturas. Mas isso faz com que ele seja mais pesado e, consequentemente, mais difícil de transportar.

Ventilador de parede

O ventilador de parede é mais comum em escritórios, consultórios e empresas. Geralmente esse modelo tem um alcance de até 50m². Ele costuma ser muito prático para espaços onde não é possível colocar o ventilador no chão, mas é importante posicioná-lo em um local e alturas em que não irá atrapalhar a passagem.

Ventilador de teto

O ventilador de teto é um modelo muito comum em quartos. Normalmente ele tem iluminação embutida, mas é possível encontrar outros modelos. Esse modelo tem um grande alcance, mas é preciso observar o tamanho do cômodo para garantir que o espaço todo será bem ventilado.

Torre de ventilação

O ventilador de torre é um dos modelos mais modernos disponíveis no mercado. Ele tem pás que não são aparentes e um formato comprido realmente se assemelhando a uma torre. Ele é próprio para cantos e espaços pequenos, em que fica mais discreto. Além disso, ele é mais silencioso e alguns modelos podem oferecer funções extras como umidificação, purificação ou filtragem do ar.

O que pensar na hora de comprar

Agora que você já conhece os principais modelos, saiba o que você precisa considerar na hora de fazer sua compra.

Quantidade de pás e rotação

A potência de um ventilador está diretamente relacionada com o número de pás e as rotações por minuto do aparelho, ou seja, a quantidade de ar que ele movimenta. Para quem gosta de muito vento, o ideal é procurar por modelos acima de 250 rpm. Mas é importante se atentar que, uma velocidade maior de rotações pode indicar mais barulho.

Consumo de energia e eficiência

A potência do ventilador é uma das maiores dúvidas na hora de fazer a compra. Normalmente, os aparelhos com mais rotações por minutos são mais potentes, mas também consome mais energia. O cálculo Procel ajuda muito a identificar os modelos com melhor custo-benefício, por isso, sempre dê preferência para os aparelhos nota A, que tem boa potência e não pesam tanto na conta de luz. Para fazer o cálculo, você multiplica a potência do aparelho pelo número de horas utilizado por dia, pelo número de dias no mês e dividir por 1.000. O valor gerado será o consumo em quilowatts. Depois é só multiplicar esse valor pela tarifa cobrada pela empresa de energia do seu estado e você saberá exatamente quanto vai pagar na conta.

Onde encontrar o modelo certo de ventilador

Se você quer uma grande diversidade de modelos para encontrar o seu ventilador ideal, faça sua busca na Rei! Você vai encontrar no nosso site uma seleção com os melhores modelos de ventiladores e alguns acessórios para completar sua compra. Qualquer dúvida mande uma mensagem pra gente pelo WhatsApp (32) 99902-1326.

X
X
viewup