Quando falamos de energia elétrica, existem muitos termos que podem causar dúvidas ou confusões sobre seus significados. Entender corretamente esses termos pode te ajudar a evitar situações perigosíssimas. É claro que quem é profissional precisa ter um entendimento muito maior de todos esses termos, mas todo mundo deveria saber algumas coisas importantes que podem ter grande impacto no dia a dia.
Tensão elétrica ou Voltagem
A tensão elétrica, popularmente conhecida como voltagem, é a medição em Volts (V) e representa a força que faz a circulação dos elétrons em um condutor. Fazendo uma analogia simples, é como uma caixa d’água cheia que, por causa da altura, cria uma pressão que faz com que a água passe pelo cano em um jato. Com a energia elétrica acontece o mesmo, uma força que empurra os elétrons até a saída nos dois buracos da tomada. É importante que a voltagem da sua tomada seja sempre compatível com a voltagem do equipamento eletrônico que vai ser ligado. Se a voltagem da tomada for maior, o aparelho pode queimar; se a voltagem for menor, o aparelho pode nem funcionar.
Corrente elétrica
A corrente elétrica é medida em Amperes (A) e representa o movimento dos elétrons no condutor. Seguindo a mesma analogia, é como se fosse o fluxo da água na tubulação, da caixa d’água até a saída. É importante reforçar que sem a tensão, não existe corrente elétrica, porque não há movimento para seguir se não há a força que empurra os elétrons.
Resistência elétrica
A resistência elétrica, como o nome mesmo indica, é o obstáculo que a corrente elétrica enfrenta ao passar por um material. Para diminuir essa resistência, utiliza-se fios de cobre, material que fornece pouca resistência à passagem de corrente elétrica. Seguindo a analogia anterior, a resistência elétrica é como a capacidade da tubulação, quanto menor o cano, menos água passa. A resistência elétrica é medida em uma unidade chamada Ohm (representada pela letra grega Ω). Essa medida é a relação entre a tensão de um volt e a corrente de ampere, ou seja, um condutor com 1 Ω de resistência, gera uma queda de tensão de 1V a cada medida de corrente que passa por ele.
Potência elétrica
A potência elétrica é a “quantidade de trabalho” realizada pela energia, normalmente medida em Watts (W). Essa quantidade é o que os aparelhos recebem para poder funcionar, o que representa sua “força”. Quando os aparelhos recebem a potência elétrica, normalmente a transformam em outro tipo de energia, como por exemplo, um chuveiro usa a energia elétrica para transformá-la em energia térmica. Quanto mais energia transformada em menos tempo, maior a potência do aparelho. Mas, também é importante ter em mente que, quanto maior a potência elétrica, maior o consumo de energia.
Trabalhe com quem entende de energia elétrica
Se você quer garantir que seus aparelhos estão sendo utilizados da melhor forma, sem correr risco de queimar ou sobrecarregar a sua rede elétrica, além de contar com um bom eletricista, conte também com uma empresa que entende todos os detalhes técnicos dos aparelhos que vende, como a Rei. Aqui a nossa equipe profissional tem todo o conhecimento necessário para tirar suas dúvidas durante a compra e te entregar o aparelho com o melhor custo-benefício para atender exatamente ao que você precisa. Você pode fazer suas compras aqui mesmo pelo site ou pelo nosso WhatsApp (32) 99902-1326.